A Escola

Amor e dedicação transformaram um sonho em escola.

Em 1977 nascia a Sapequinha, uma escola de educação infantil baseada em princípios afetivos, onde a criança é respeitada pela sua individualidade e acolhida pela sua singularidade, sendo fiel ao seu princípio básico: a criança é nossa principal preocupação

A Sapequinha e SEI tem por objetivo ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças, apresentando propostas inovadoras, diversificadas e lúdicas, além de promover a socialização, a autonomia e a empatia.

Nossa proposta, “interacionista” permite que a criança se desenvolva de forma integral, oferecendo um ambiente de interação com a cultura e com o conhecimento, ampliando as trocas humanas, um lugar onde as crianças aprendem sobre si, sobre suas capacidades e limites, sobre o mundo, tendo o professor como mediador não só de cultura, mas de afetos e interações sociais.

Nossa estrutura oferece um ambiente aconchegante, seguro e, ao mesmo tempo, estimulante, que permite a criança se aventurar, se descobrir e descobrir o outro.

Berçário

Nossa História

A escola surgiu da necessidade de uma das fundadoras adequar um espaço educacional onde seu filho pudesse desenvolver suas potencialidades independente de suas limitações cognitivas e sociais, criando a primeira escola privada em aceitar alunos com necessidades especiais.

Em 1977, a primeira sede foi fundada com a denominação Jardim Escola Sapequinha, em uma casa adaptada na Rua Ministro Cunha Canto. Era mantida pelas professoras Maria Rotolli Mansur, Katia de Oliveira Brasi e Heloisa Zaniboni. Nos primeiros anos, as três professoras administravam a escola e eram regentes da mesma, atendendo crianças de 4 a 6 anos.

Recebeu o seu registro da Secretaria do Estado de São Paulo como Jardim Escola Sapequinha e foi fundada em 03 de março desse mesmo ano. As aulas tiveram início com a abertura da escola no dia 04 de março de 1977, junto ao Jardim de Infância.

O nome Jardim Escola Sapequinha tem sua justificativa no contexto da época onde as crianças eram consideradas flores e as professoras, jardineiras.

A nome “Sapequinha” nos remete a criança curiosa, travessa, e desde o início, a foca foi escolhida como símbolo por ser um animal alegre e divertido.

Em 1984, mudou de endereço para Rua Curitiba e nesta oportunidade passou a atender crianças de 3 anos de idade. Alguns anos depois a sociedade foi desfeita: as três parceiras resolveram seguir caminhos distintos.

No ano de 2000, a professora e pedagoga Kátia de Oliveira Brasi, com genuíno entusiasmo, assumiu sozinha a direção da escola que desde então passou a funcionar na Avenida Santo Antônio.

Um sonho, quando concretizado com amor e dedicação, além de frutificar, tem o dom de despertar seguidores. A filha de Kátia, Paola Brasi Chiarelli, pedagoga com especialização em psicopedagogia, decidiu seguir os passos da mãe e, a partir de 2002, começou a lecionar na escola.

Em 2006, com o intuito de manter os alunos por perto mais tempo, passaram a atender crianças que pudessem estudar na escola até o 5° ano. Pautada nessa proposta, foi criado o SEI - Sistema de Educação Inteligente, que desde 2006, apresenta-se como Sapequinha e SEI, parceiros em educação.

Em 2010, a escola passa a oferecer o serviço de berçário. Porém, dado o aumento da demanda em 2013, fez-se necessário adequar um novo espaço para atendimento. Nessa oportunidade, as sócias e pedagogas, Katia de Oliveira Brasi e Paola Brasi Chiarelli, mãe e filha, alugaram um prédio na Avenida Adib Chaib, e fizeram as devidas adequações para atender a demanda. Após um ano no novo endereço, em 2014, o novo prédio passou por um projeto de ampliação e construção para receber os alunos do Berçário (4 meses a 1 ano) e Educação Infantil (2 a 5 anos). Com a união das duas escolas no mesmo prédio, passou a apresentar-se como “Sapequinha & SEI: Parceiros em Educação”.

Em 2017, a escola passou novamente por ampliação: o berçário ganha um novo espaço para atender melhor as mães que trabalham em período integral, mantendo a equipe pedagógica, de enfermagem e de fisioterapia.

Em 2018, visando dar continuidade à proposta pedagógica e filosófica da escola, implantou o Ensino Fundamental II com a primeira turma de 6°ano, dando início a um novo ciclo.
Sapequinha & SEI Parceiros em Educação
Sapequinha & SEI Parceiros em Educação
Sapequinha & SEI Parceiros em Educação
Sapequinha & SEI Parceiros em Educação

Fale com a gente